Pega Essa Novidade

Abragames participa da gamescom latam 2025 com curadoria internacional e exposição de 10 jogos brasileiros em seu estande

Entre 30 de abril e 4 de maio, no Distrito Anhembi, em São Paulo, público poderá conhecer produções nacionais e acompanhar mais de 40 horas de conteúdo ao vivo com especialistas de todo o mundo sobre a indústria nacional de games

A Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Games), por meio do Brazil Games – projeto setorial de exportação realizado pela associação em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos), revela os detalhes de sua participação na gamescom latam 2025, evento que acontece de 30 de abril a 4 de maio, no Distrito Anhembi, em São Paulo. A associação terá um estande com destaque à indústria nacional de games, onde o público poderá experimentar 10 jogos digitais de estúdios brasileiros. Além disso, os visitantes da feira poderão conhecer as iniciativas da Abragames pela promoção da indústria nacional e acompanhar mais de 40 horas de conteúdo ao vivo sobre o setor, sempre com curadoria da associação.

“Durante a gamescom latam vamos promover atrações, conteúdo e oportunidades tanto para os consumidores finais quanto para membros da indústria. Será mais uma grande oportunidade de mostrar o trabalho que vem sendo desenvolvido pelos estúdios do Brasil e de levantar debates fundamentais para o crescimento do setor”, ressalta Rodrigo Terra, presidente da Abragames. “A troca de experiências em eventos como esse é fundamental para a evolução da indústria como um todo, seja pelas possibilidades comerciais ou pela exposição massificada dos produtos nacionais frente ao grande público”, destaca.

As empresas nacionais que estarão expondo seus jogos no estande da Abragames são: Digital Synapsis (São José dos Campos/SP), Eter Games (São Paulo/SP), Hype Studio (Porto Alegre/RS), Ilex Games (Campinas/SP), Limiar Studios (Rio de Janeiro/RJ), Nuuvem (Rio de Janeiro/RJ), Oaks Games Studio (Catanduva/SP), Plot Kids (Florianópolis/SC), Rockhead Studios (Porto Alegre/RS) e ViVa Games (São Paulo/SP).

Curadoria institucional

Ao todo, a Abragames e o projeto Brazil Games serão responsáveis pela curadoria e organização de mais de 40 horas de conteúdo B2B ao vivo no evento, e pela participação de compradores, publishers, jornalistas e grandes nomes da indústria internacional. Esses convidados estarão em palestras, painéis e mesas-redondas, e entre os principais nomes está Shuhei Yoshida, uma das figuras mais influentes da indústria global de games e conhecido principalmente por seu trabalho de longa data na Sony Interactive Entertainment. Além dele, Juney Dijkstra, da Eletronic Arts, e Karoline Kopek, da CD Projekt Red, também estão entre os confirmados.

Outro destaque da programação, o SPEED Business Networking, também promovido pelo Brazil Games. A iniciativa é uma oportunidade única para conexão entre estúdios e potenciais investidores internacionais. A ação contará com um novo formato dinâmico e eficiente em que os participantes são divididos em dois grupos: SPEED Business Networking de Projetos (DEV) e SPEED Business Networking de External Development (XD); ambos têm um total de 30 minutos para interagir com outras empresas de maneira individualizada, com trocas de mesa a cada 3 minutos. Os estúdios selecionados para participar poderão apresentar seu portfólio a potenciais compradores, receber feedbacks e criar diversas conexões. Nesse tipo de ação, a agilidade e capacidade de síntese são grandes diferenciais para alavancar oportunidades de negócios.

Pitches: Pitch Arena e @gamescom latam

Anunciado em fevereiro deste ano, o Pitch da gamescom latam tem como objetivo apresentar os jogos de estúdios latino-americanos, para potenciais investidores e publishers internacionais. A iniciativa foi dividida em duas competições, o Abragames PITCH ARENA, exclusivo para empresas brasileiras, e o Pitch@gamescom latam, aberto para empresas da América Latina, incluindo o Brasil.

Ambas as modalidades têm coordenação de Jason Della Rocca, especialista reconhecido na indústria de games. A avaliação dos projetos finalistas ficará a cargo de um júri composto por nomes influentes do setor, incluindo publishers internacionais.

Os projetos selecionados e os jurados são:

ABRAGAMES PITCH ARENA – Finalistas

  • Tupi: The Legend of Araribóia – Mito Games (Brasil)
  • EVA – Overdrive Team (Brasil)
  • Emptiness Sire – Oaks Games Studio – (Brasil)
  • Snakeborn – Flameseed Productions (Brasil)
  • Tyrant’s Twilight – Game Overture Studio (Brasil)

Jurados: 

  • Meg Clarke – Team17
  • Stan Jun – Dear Villagers
  • Brian Trifon – Whitethorn Games

PITCH@GAMESCOM LATAM – Finalistas

  • Llamalandia – Paramo Games (Bolívia)
  • Trinity Archetype – Machinator Corp (Argentina)
  • Biodome Mystery – Yakuza Pixel (Equador)
  • Cozy Dungeons – Them Handsome Fellas (Chile)
  • Bloodcasted – Sphere Project (Brasil)

Jurados: 

  • Xavier Spinat – Focus Entertainment
  • Connor Bradley – Kwalee
  • David Martinez – Raw Fury

Os estúdios participantes foram selecionados a partir de descrições e vídeos enviados à organização da iniciativa e ainda passarão por uma nova avaliação, em que serão levados em conta a qualidade do material de apresentação, as principais mecânicas de jogo, seus diferenciais e impactos. O resultado do Abragames Pitch Arena será divulgado em 1º de maio, a partir das 16h40, no Palco 4. Já o vencedor do Pitch@gamescom latam será revelado em 2 de maio, a partir de 16h30, no Palco 3.

A programação completa de painéis com a participação dos porta-vozes da Abragames na gamescom latam 2025 será:

Quarta-feira (30/4)

 Play Hard: Um guia para profissionais na Gamescom Latam 2025

14h25 – 14h50 – Palco 4

  • Rodrigo Terra – presidente da Abragames e CTE da ARVORE
  • Patrícia Sato – Gerente Executiva do Projeto Brazil Games
  • Yayá Torre – Head of Partnerships and Business Development na Abragames
  • Rodrigo ‘Mágiko’ Carneiro – Gestor da Aceleradora Internacional na Abragames

Quinta-feira (1/5)

New Game+: O que vem aí para a Indústria Brasileira de Games?

10h – 10h40 – Palco 4

  • Rodrigo Terra – presidente da Abragames e CTE da ARVORE
  • Patrícia Sato – Gerente Executiva do Projeto Brazil Games
  • Raquel Gontijo – Diretora de Relações Institucionais e Governamentais na Abragames
  • Rodrigo ‘Mágiko’ Carneiro – Gestor da Aceleradora Internacional naAbragames
  • Eros Ramos – Gestor do Projeto Setorial Brazil Games na ApexBrasil

O Papel das Políticas Regionais no Setor de Games

10h45 – 11h35 – Palco 4

  • Raquel Gontijo – Diretora de Relações Institucionais e Governamentais na Abragames

Lançamento da 2ª Edição do Prêmio Brasil Tá pra Game!

13h00 – 13h40 – Palco 4

  • Rodrigo Terra – presidente da Abragames e CTE da ARVORE

Economia Criativa do Brasil para o Mundo

13h45 – 14h25 – Palco 4

  • Eros Ramos – Gestor do Projeto Setorial Brazil Games na ApexBrasil
  • Patrícia Sato – Gerente Executiva do Projeto Brazil Games

Games e Políticas Públicas: Oportunidades e Desafios no Brasil

14h30 – 15h30 – Palco 4

  • Rodrigo Terra – presidente da Abragames e CTE da ARVORE
  • Eros Ramos – Gestor do Projeto Setorial Brazil Games na ApexBrasil

Como as Agências Públicas Podem Impulsionar o Setor de Games

15h35 – 16h35 – Palco 4

  • Rodrigo Terra – presidente da Abragames e CTE da ARVORE

A gamescom latam é a versão latino-americana do maior evento global de games e será realizada em conjunto pela Koelnmesse, organizadora da feira em Colônia/ALE e Singapura/SIN; pela game (Germain Games Industry Association), a associação alemã da indústria de games; pelo BIG Festival, o maior festival de games da América Latina, e pela Omelete Company, empresa líder no segmento de cultura pop no Brasil.

A programação completa do evento está disponível no site oficial. Para mais informações sobre a Abragames e suas iniciativas, clique aqui.

Sobre a Abragames

Criada em 2004 por um grupo de empresas de desenvolvimento, a Abragames, Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais, surgiu como uma entidade sem fins lucrativos e com o objetivo de fortalecer a indústria nacional de desenvolvimento de jogos. A missão da Abragames é coordenar, fortalecer e promover a indústria brasileira de jogos digitais através da representação e interlocução do ecossistema nacional e internacional, construindo um entendimento de todos os elementos de nossa cadeia de valor, bem como a promoção de eventos e parcerias que tragam ao estado da arte o desenvolvimento da indústria de jogos no Brasil.

Sobre o Brazil Games

O Projeto Setorial de Exportação Brazil Games é um programa sem fins lucrativos, criado pela Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), com o objetivo de fortalecer a indústria brasileira de jogos digitais, capacitando e criando novas oportunidades de negócios para as empresas brasileiras no mercado internacional.

 Sobre a ApexBrasil

A ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *