cinemaCrítica CinemaPega Essa DicaPega Essa NovidadeTv Pega Essa

Pega Essa Dica – Criaturas da Mente

Criaturas da Mente, documentário dirigido por Marcelo Gomes, dá luz para as pesquisas do renomado neurocientista Sidarta Ribeiro, um especialista em sonhos, todo filme é uma tentativa de entender a mente humana diante dos sonhos, envolvendo o imaginário e questões culturais, temos entrevistas com pessoas bem diferentes entre si trazendo histórias dos povos originários e africanos, costurando tudo que se fala de sonhos com pesquisas científicas e tradições ancestrais.

O diretor escolhe um tema super interessante para o documentário ao mesmo tempo algo que não é palpável então é não é fácil filmar, estamos falando de como cada pessoa enxerga as coisas e interpreta, a função dos sonhos na vida de cada pessoa é completamente diferente, temos muitas perguntas durante esse documentário, todos nós sonhamos e todo mundo em algum momento já se questionou sobre algum sonho.

Uma grande parte desse documentário é baseado na ciência, trazendo até mesmo teste com um polvo, depois desse teste com o povo parei para pensar que os animais também sonham? E se sonham com o que sonham? Esses testes juntamente com algumas explicações deixam o público cada vez mais curioso sobre esse assunto.

A ciências é o ponto de partida para tudo isso, mas o foco são as experiências humanas, o diretor conta um pouco sua relação com os sonhos e como durante a pandemia isso mudou muito, e como sonhar ou não pode nos afetar na vida principalmente em uma mente criativa.

Marcelo Gomes é o narrador dessa história, nos mostrando toda sua jornada, ele se expõe de maneira íntima, ele deixou de sonhar durante a pandemia deixando ele incapaz de produzir imagens, isso para um cineasta se torna um grande problema.

Todas as entrevistas com pontos de vista completamente diferente um dos outros é feito de uma forma muito leve uma grande troca de ideias, durante o filme para trazer alguma representação de sonho temos vinhetas animadas e formas abstratas, imagens de cinema mudo, esses recursos são usados para transição entre cenas, durante as entrevistas o cenário são muito bem organizados tudo combina muito bem com cada pessoa, deixando tudo mais confortável para o entrevistado e leve para nós como público.

O documentário consegue trazer o conceito de sonhos de uma forma muito diferente e mostra como pode ser diferente dependendo de sua cultura, a melhor coisa dele é que não nos deixa presos em uma verdade absoluta, temos sim uma explicação científica e também temos uma explicação de fé, mas no final os sonhos são experiências individuais, por mais que seja explicado cada um vai ver de uma forma, pra quem tem interesse no assunto vai aprender bastante, agora se não for um tema interessante pra você vai ser monótono.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *