cinemaCrítica CinemaPega Essa DicaPega Essa Novidade

PEGA ESSA CRÍTICA de VELOZES E FURIOSOS 10

“Vencer já foi importante, a gente corria por respeito, mas hoje eu corro pra impedir um banho de sangue.”

No décimo filme da série Velozes & Furiosos e último da nova trilogia (Velozes 8, 9 e 10), ao longo de muitas missões e contra probabilidades que pareciam impossíveis, Dom Toretto (Vin Diesel) e sua família foram mais espertos e superaram todos os inimigos em seu caminho. Agora, eles devem desafiar o adversário mais letal que já enfrentaram. Alimentada pela vingança, uma ameaça terrível emerge das sombras do passado na forma de Dante (Jason Momoa), para destruir o mundo de Toretto e destruir tudo – e todos – que ele ama. Ele então, comandando novamente a equipe de corredores mais conhecida do mundo, encara mais uma difícil missão sobre quatro rodas. O fim da estrada começa e Velozes & Furiosos 10 lança os capítulos finais de uma das franquias globais mais famosas e populares do cinema, agora em sua terceira década e ainda forte com o mesmo elenco e personagens centrais de quando começou.

VELOZES & FURIOSOS 10 REÚNE O QUE A FRANQUIA TEM DE MELHOR – PARA O BEM E PARA O MAL

Nessa altura do campeonato, o público já sabe o que esperar da franquia Velozes & Furiosos, e esse novo capítulo mostra as credenciais e características que acompanhamos nos filmes anteriores. Depois de ter encontrado seu charme no absurdo, o capítulo 10 é quase como uma mixtape de melhores momentos.

Uma das cenas mais impressionantes envolve simplesmente uma bola gigante com armamento explosivo rolando pelas ruas de Roma e destruindo tudo pela frente, enquanto os protagonistas tentam impedir o pior com seus carros em uma espécie de pinball da vida real. Isso demonstra o nível de insanidade que se pode esperar de Velozes & Furiosos, com cenas de ação que não fazem sentido e desafiam qualquer lógica, mas que são bem elaboradas e divertidas como se espera de um bom blockbuster hollywoodiano. Obviamente, o novo filme abraça todos os clichês, temos sequências irrealistas, melodrama familiar e frases prontas, além de personagens que retornam misteriosamente, tudo que pode incomodar profundamente quem não se conectar com a proposta – justamente a de, ao invés de subverter esses padrões, se apropriar deles como se fossem seu próprio charme em uma narrativa cinematográfica empolgante e descompromissada.

Mais do que nunca em mais de 20 anos de franquia, Velozes & Furiosos tem a completa noção de qual é seu público e não tem vergonha de encarar sua própria essência nos últimos anos.

Velozes & Furiosos 10 é o suprassumo de todas as características marcantes, e também as falhas, presentes na franquia de ação. Com sequências insanas (e sem lógica) que irão divertir o público no cinema, o novo filme abraça, mais do que nunca, os clichês usando-os ao seu favor, ainda que sua trama de ameaça terrorista seja repetitiva em relação aos capítulos anteriores. O maior destaque fica para o vilão excêntrico interpretado por Jason Momoa, Dante, que encarna perfeitamente o clima caótico e descontraído da saga e representa positivamente a maior ameaça para Dominic Toretto e sua querida família.

VELOZES E FURIOSOS 10 Contém! Uma Cena Pôs-créditos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *