show

Forró do Moura – De Pernambuco para o Mundo

O sanfoneiro e compositor Pablo Moura apresenta uma série de lives e oficinas no projeto contemplado pelo edital Fomento ao Forró – 2° Edição, através da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, Forró do Moura – De Pernambuco para o Mundo,

com a participação especial de dois nomes exponenciais da cultura brasileira, o Oswaldinho do Acordeon e o Antonio Nóbrega.

O projeto Forró do Moura – De Pernambuco para o Mundo, criado por Pablo Moura para desenvolver ações de valorização da música brasileira, e vitrine do seu trabalho autoral, rico em resgate cultural, talento e musicalidade, somado a talentos consagrados da música popular brasileira, como o Oswaldinho do Acordeon e Antonio Nóbrega, o sanfoneiro apresentará shows/lives transmitidas nos dias 17 e 24 de junho e 1º de julho (sextas-feiras), às 21 horas pelo Canal do Pablo Moura no YouTube (https://www.youtube.com/channel/UC-x9HhnnmVAiR9ekmZVI3nw ).

Pablo acredita que é necessário que o fomento e a preservação do forró tradicional sejam passados de geração a geração, para que seja mantida a identidade de um ritmo tão influente e representativo, e é por essa razão que durante esses 10 anos de construção da sua carreira, ele traz a bandeira da preservação do forró e vem influenciando outros jovens sanfoneiros de diversas regiões do Brasil para que conheçam e incluam o ritmo em seus estudos musicais.

Com base na nova cena instrumental o jovem pernambucano, natural de Cabo de Santo Agostinho, Pablo Moura faz questão de recuperar e estabelecer as raízes de sua terra, rica em ritmos tradicionais como o frevo, o maracatu, o coco e o caboclinho, e seu esforço e dedicação é reconhecido por aqueles que são sua referência musical, por quem nutre grande admiração, como o Oswaldinho do Acordeon, que diz: “Acredito que Pablo tem uma linda carreira pela frente. É jovem, talentoso, criativo e humilde. Enquanto ele tiver esses valores em mente, ele chegará longe. Por onde ele passa, ele agrada”.

E o Antonio Nóbrega completa, “Participar do lançamento da carreira de meu amigo Pablo Moura é um prazer. Acho que ele já se lançou há muito tempo, ele é que não sabia! Ele tem participado de várias rodas de música com vários músicos, entre os quais eu, que já tive a alegria de tocar com ele várias vezes lá no Brincante, fazendo forró etc. De maneira que temos aí na praça, oficialmente, um grande músico. Avante, que o Brasil tá precisando de gente assim.”

Somado as apresentações Pablo Moura realiza quatro oficinas on-line gratuitas, voltadas à iniciação musical para todos que queiram começar seu aprendizado musical com a sanfona, e principalmente para crianças de 9 a 12 anos que serão realizadas  sempre às quartas-feiras até 27 de julho. 

Os shows lives do projeto Forró do Moura – De Pernambuco para o Mundo também marca o lançamento do EP homônimo onde Pablo traz em suas composições o resgate sonoro de duas variantes da sanfona difundidas no Nordeste: o oito baixos (tipo de acordeon diatônico com afinação específica para o forró) e a concertina.

“Este projeto foi contemplado pelo edital Fomento ao Forró – 2° Edição, através da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo”.

O EP PABLO MOURA

Para Pablo Moura o seu primeiro EP como artista solo é um evento muito marcante, pessoal e profissionalmente.

O registro possibilita ao público conhecer sua musicalidade, influências e criatividade, através do trabalho focado em apenas apresentar suas composições autorais, num trabalho orgânico e bonito.  O EP conta com seis faixas musicais inspiradas no forró e outros ritmos nordestinos, muito bem construídas e executadas com a maturidade musical, como de quem já possui uma trajetória consistente. Luiz Gonzaga, Pedro Sertanejo, Oswaldinho do Acordeon, Sivuca e Dominguinhos estão entre os muitos mestres e ritmos instrumentais que o Brasil possui, e sente-se honrado de receber incentivo de músicos, cantores, produtores musicais, artistas, entre eles o gigante Hermeto Pascoal, que se declarou admirador do jovem talento em 2015: “Um belo artista, belo gaiteiro, belo Sanfoneiro! Você é muito bom! Isso é que é som.”

No EP homônimo, Pablo Moura conta com Danilo Moraes no violão, baixo e voz, Ricardo Herz (violino), Guegué Medeiros e Zé Luís Nascimento (percussão) e Mano del Picchia (baixo) no seu primeiro trabalho solo.

Passeando pela concertina reverencia o pioneiro do forró em São Paulo, Pedro Sertanejo, pai de Oswaldinho do Acordeon.  A Faixa inspirada no estilo sonoro do tipo de acordeon utilizado pelo forrozeiro (oito baixos), traz à tona a melodia mais pura e característica do forró pé de serra presente nos seus grandes salões de dança de São Paulo como o famoso “Forró da Catumbi”, não apenas pelas cadências, mas o tema repetitivo com variações curtas, é além do ritmo da dança, marca registrada das composições de Pedro Sertanejo.

Em “Pegando Onda”, visitamos uma linda e impactante melodia que nos leva a referências de vários gêneros: forró, maculelê, samba e baião. Como uma verdadeira trilha sonora, a faixa é um passeio leve e harmônico, fluído nas ondas melódicas do instrumental brasileiro de qualidade. Além da sanfona de Pablo, e da voz e do violão de Danilo Moraes seu parceiro nesta composição, participam também os percussionistas Zé Luís Nascimento e Guegué Medeiros, além do baixista Mano Del Picchia.

O xaxado, Ryu, traduz a alegria e o espírito de brincadeira e companheirismo vivenciado com Ryu o seu doguinho, companheiro de todas as horas. Melodia que passa com simplicidade, a originalidade, a inocência e humildade, da musicalidade de Pablo Moura. Verdadeiro amante não apenas do gênero musical, mas também da dança, o Forró-Pé-de-Serrá, presente na dança de salão também composto de seus sub-gêneros como xote, baião, arrasta-pé, tem o xaxado, refletindo o estilo original do Nordeste, dançado com movimentos simples, mantendo características latinas como swing, sensualidade, aconchego e acima de tudo liberdade.

“Nos Passos do Pai”, uma homenagem ao pai, falecido, no ritmo que ele mais gostava de dançar na sequência dois pra lá dois pra cá, o xote. Por ser o ritmo mais lento do forró, um bom xote tem que ser “sentido”!

A faixa, carregada emoção, traz a pureza e a saudade desta relação entre pai e filho. Na sonoridade, o improviso emocionado explorando os diferentes registros de seu acordeom, nos leva à uma viagem pelos acordes leves característicos do xote, cheio de sentimento e ótimo pra dançar.

Forró pra Dini: um forró dançante dedicado à sua esposa e companheira, Dini. Uma mulher confiante, determinada, apaixonada pela dança.  Com melodia forte e marcante, a composição é um pé-de-serra muito raiz, trazendo elementos da música regional nordestina, próximo do que se escuta no salão de forró para dançar.

A última música do EP “Samba Ímpar”, é uma parceria com Danilo Moraes, que conta com participação especial do grande violinista Ricardo Herz. Faixa de musicalidade interessante, concreta e bem feita. A ideia de modificar a sequência das músicas, incluindo-a no álbum, veio para mostrar a abrangência de ritmos brasileiros tocados na sanfona, unida a outro instrumento para fazer melodia com ela. Criativa, a composição é um samba, cuja a base sincopada a “lá Jackson do pandeiro”, inspirando o “forró sambado”, contém algo fora do óbvio: mesmo deixando muito presente os breques característicos da musicalidade de Jackson, e ainda assim sendo composição autoral de Pablo, é original e simples.

Ficha Técnica EP Pablo Moura:

Pablo Moura – Arranjos, Composições, Direção Artística, Produção Musical e Acordeom em todas as faixas.

Danilo Moraes – Produção Musical, Contrabaixo elétrico, guitarra, viola caipira, violão e violão tenor.

Guegué Medeiros – Percussão em todas as faixas.

Mixagem: Bernardo Goys

Masterização: Homero Lotito

Distribuição digital: Tratore

Ilustrações: Gabriel Bueno

Arte: Dini Creative Design

Fotografia de Capa “Passeando pela Concertina”: Duda Morais

Fotografia de Capa EP: Merylin Esposi

Fotografia de Capa “Pegando Onda”: Nanda Guedes

Participações Especiais

– Samba Ímpar: Ricardo Herz (Violino)

– Pegando Onda: Danilo Moraes (Voz), Zé Luis Nascimento (Percussão), Guegué Medeiros (Percussão) e

Meno Del Picchia (Baixo Acústico)

– Nos Passos Do Pai: Michi Ruzitschka (Violão)

SERVIÇO:

Forró Do Moura: “De Pernambuco Para O Mundo”
Sempre no Canal do YouTube do Pablo (https://www.youtube.com/channel/UC-x9HhnnmVAiR9ekmZVI3nw ).

Classificação: Livre

Duração: 60 minutos

Dia 17/06 – às 21h – Live 01 – Participação especial de Antonio Nóbrega

Antonio Nobrega e Pablo Moura-foto de Duda Morais

Dia 24/06 – às 21h  –  Live 02 – Participação especial de Danilo Moraes

Dia 1°/07 – às 21h  – Live 03 – Participação especial de Oswaldinho do Acordeon

Oswaldinho do Acordeon e Pablo Moura-foto de Duda Morais

Oficinas de Forró do Pablo Moura

Dias 6,13,20 e 27 de julho
Quarta Feiras, às 20h

Duração: 60 minutos

Sempre no Canal do YouTube do Pablo (https://www.youtube.com/channel/UC-x9HhnnmVAiR9ekmZVI3nw ).

Dia 06/07 – ÀS 20H – Xote

Dia 13/07 – ÀS 20H – Arrasta-pé

Dia 20/07 – ÀS 20H – Baião

Dia 27/07 – ÀS 20H – Forró

Tanto os shows lives, como as oficinas, ficarão disponíveis no canal de YouTube de Pablo Moura para quem quiser rever ou conhecer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *