Pega Essa Crítica – “Bons Companheiros”
Bons Companheiros (Ride on), emocionante filme de ação/comédia e um toque de drama, estrelado por ninguém menos que Jackie Chan, homenageia de forma primorosa os dublês.
A trama gira em torno de Lao Luo (Jackie Chan) um dublê falido que mal consegue sobreviver e muito menos cuidar de seu amado e fiel cavalo, a sorte de Luo muda de repente quando ele e seu cavalo se envolvem em uma briga com alguns cobradores de dívidas. O confronto é filmado e acaba viralizando nas redes, tornando-os verdadeiras celebridades. Infelizmente, todos os holofotes acabam se virando a eles, fazendo com que Luo possa acabar perdendo seu cavalo. Para evitar se separar do seu melhor amigo, Lao Luo recorre à sua filha afastada, que estuda Direito, porque não tem dinheiro para pagar um bom advogado, assim o protagonista tem de aprender a reparar a sua relação com a filha e acaba conhecendo seu genro, que o ajuda e muito na missão.
Muitas pessoas criticaram este filme por diferentes razões, alguns críticos referem-se que o filme não tem cenas de ação suficientes e que acaba sendo um dos filmes mais lentos de Jackie Chan, outros criticaram a duração de 2h06 (que ao meu ver, passou voando) e o final previsível demais e a ainda outros afirmam que o filme é melodramático demais.
Na minha opinião, “Ride On” é um dos melhores filmes de Jackie Chan e pode concorrer muito bem como “Melhor Filme”, ganhando aí sua estatueta no Oscar. Este filme tocou-me profundamente e me fez em vários momentos no cinema arrancar boas gargalhadas, suspiros e até mesmo me fez pensar em muitas questões que são abordadas brilhantemente no enredo. É fácil simpatizar com o protagonista que vive no passado, introspectivo em certos momentos, é subestimado pelos outros, passa por uma fase de pobreza e está prestes a perder o companheiro inseparável: seu cavalo Red Hale. Tentei algumas vezes conter as lágrimas no final do filme, mas não consegui. Ride On é uma verdadeira obra. Este filme inspira, faz-nos refletir sobre as coisas que realmente importam na vida e vai fazer-nos sentir vivos como em poucos. A mensagem do filme é importante, forte e atemporal: não se pode separar o que deve estar junto.
Em questões técnicas, os efeitos são muito bem desenvolvidos, orgânicos e claro com aquele toque que encontramos em qualquer filme de artes marciais, com aquelas cenas de lutas emocionantes que fazem com que a gente se prenda na cena principalmente quando são bem desempenhadas. A fotografia também é lindíssima, muito bem acompanhada de uma trilha suave.
Se você procura um drama profundo, com cenas de ação e um certo humor pastelão, então “Bons Companheiros” vai te cativar. Esta comédia dramática é um filme para refletir, que deixará uma mensagem inspiradora e muito importante sobre o poder do perdão e de viver o hoje, sem amarras com o passado. Pega essa dica e depois vem aqui contar o que achou!