Crítica ViagemUshuaia Outstandingviagem

Quem já ouviu falar de Ushuaia, na Patagônia Argentina?

Como descrever a forma como conheci Ushuaia, cidade localizada no extremo Sul do Continente, na província da Terra do Fogo, na Patagônia Argentina, e apenas a 1.000 km da Antártida, é o que me definiu como amante, apaixonado por este local e sua região, e promotor de suas belezas naturais.

Em 2009, eu queria fazer uma viagem diferente em minhas férias, programadas pela empresa para março, e mirei Egito. Em janeiro de 2009 fiz todos os trâmites para a viagem, adquiri tudo, e em fevereiro, faltando 30 dias para embarcar, a empresa entrou em contato e disse que, devido alta absurda do dólar, em decorrência de crise daquele momento, fez com que minha viagem ficasse quase o dobro do preço, e como havia clausula no fechamento da mesma, ou eu pagaria a diferença, ou poderia ser ressarcido. Optei pelo ressarcimento.

Nisso veio a questão: para onde ir, sendo que mirei local diferenciado? Abri o google Earth, e comecei a olhar locais distantes, e notei no mapa, no extremo da América do Sul, uma cidade. Pesquisei nome dela, o que ela oferecia, e claro, como chegar até lá, e sim, havia o trajeto terrestre, pela famosa Ruta 3, e aéreo! Pronto! Naquele momento decidi meu destino de férias, e corri para fechar tudo.

A ida para Ushuaia, no meu caso, foi embarque em Cumbica/SP, indo para Buenos Aires, e obrigatoriamente fazendo troca de aeronave, para dali seguir para Ushuaia, com escala em El Calafate ou Rio Gallegos. E após isso, destino final Ushuaia.

No trajeto, para quem for na janela do avião (recomendo poltronas janela lado direito, poltronas F), a vista que se tem é de deserto patagônico, a Cordilheira dos Andes distante, poder visualizar o Estreito de Magalhães, toda a beleza do Lago Argentino para quem fizer a escala em El Calafate, e quando estiver chegando em Ushuaia, poder ver a maravilhosa Cordilheira dos Andes, pois Ushuaia ainda está nela, e ali pode se dizer que é o inicio ou fim da Cordilheira.

O pouso no Aeroporto de Ushuaia já é um show a parte também. A cidade está às margens do Canal de Beagle, e tem aproximadamente 60 mil habitantes, e a economia local é quase que totalmente baseada no turismo. Em Ushuaia não há industrias de transformação. O porto de Ushuaia é o canal de entrada para os suprimentos da cidade e escoamento de algumas produções locais, e também serve de base para o trânsito de navios de cruzeiro e pesquisa, entre Ushuaia, Antártida e Punta Arenas (Chile). Navios de cruzeiro do mundo todo aportam entre os meses de outubro e maio (no inverno quase que não há).

Ushuaia não é um destino barato, pois cidade tem economia baseada no turismo e bem dolarizada, e tudo o que chega de insumo para abastecer a cidade, vem de longe, pouco é produzido localmente devido a extrema proteção ambiental que tem na Patagonia em Geral e na Terra do Fogo.

Hotéis de todos os níveis, pousadas, cabanas, chalés, hostels, é o que não falta.

Restaurantes, que tem seus cardápios variados, para todos os gostos, e com destaque para as iguarias locais como cordeiro patagônico, king crab e merluza negra.

Supermercados, bancos, lojas de souvenirs, comércio completo! Não falta nada em Ushuaia que deixe alguém na mão.

O período de inverno em Ushuaia com neve própria para atividades de inverno é de 20 junho a 30 setembro, podendo variar uns dias a mais ou a menos. Fora deste período, neve em Ushuaia é algo rápido, imprevisível, e nada de nevasca forte. Temperatura no inverno varia de -15 a 5 graus, e fora do inverno varia de 0 a 20 graus no máximo.

As atrações e atividades voltadas a fauna, flora, turismo de aventura e atividades variadas, são muitas, e abaixo destaco o que todos podem usufruir:

– Laguna Esmeralda, Los Tempanos, e demais lagunas que no caso, são mais restritas devido acesso ser bem mais difícil e precisam de guias especializados para ter acesso

– Glaciar Martial, Ojo de Albino e Vinciguerra

– Parque Nacional Tierra Del Fuego, que compreende atividades e passeios como o Trem do Fim do Mundo, o lindo Lago Acigami(antigo Lago Roca), Baia Lapataia , e trilhas diversas

– passeios de barco/catamarã pelo Canal de Beagle, onde se chega no Farol Les Eclaireurs(Farol do Fim do Mundo), ilha dos lobos marinhos, ilhas dos pinguins(La Pinguinera, Ilha Martillo, onde para ver os pinguins, tem opção de ver de dentro da embarcação ou realizar outro passeio via terrestre, para se chegar no ponto de embarque para descer na ilha e vê-los de pero, em passeio restrito, controlado e com poucas pessoas)

– Vale Tierra Mayor, com seus centros invernais e refúgios de aventura

– Passeios de caiaque pelos Lagos Escondido e Fagnano

– Passeios de helicóptero ou avião, para ver tudo de cima, e claro, ver muita coisa que dificilmente se acessa via terrestre

– Passeios off road 4×4 pelos Lagos Escondido e Fagnano, através dos bosques que os permeiam

– Esqui, snowboard, esqui de fundo, treno com cães (apenas no inverno claro)

– Presidio desativado com seu museu, pois a história da fundação de Ushuaia e o trem do fim do mundo está atrelada ao presidio

– Trekkings com percursos variados para todas estações do ano

– Pesca esportiva de truta

– Refúgios invernais com várias atividades e centros de esqui.

A flora em Ushuaia é linda e diferenciada. A vegetação é de Tundra.

A fauna é composta de: pinguins, leões marinhos, baleias (sim, podem ser avistadas), castores, raposas, condor, coelhos selvagens, e aves diversas.

Enfim, Ushuaia tem atrações e atividades para todas as idades e para todas as estações do ano. Para vir não é necessário passaporte, mas apenas RG com menos de 10 anos de emissão.

Uma curiosidade: um trecho do filme “O Regresso”, com Leonardo Di Caprio, foi filmado em Ushuaia no inverno.

Venham, conheçam este pedaço paradisíaco da Patagônia Argentina.

Para os que já conhecem, voltem! Eu vim uma vez, voltei várias vezes depois, pois me apaixonei por este lugar.

Informações:

Estamos no Instagram, com centenas de fotos e vídeos, e com informações para pacotes de viagem, através de agência altamente renomada e especializada em Ushuaia e El Calafate também (a terra dos glaciares), para proporcionar a vocês esta experiência única e inesquecível.

Instagram: Patagônia Ushuaia Outstanding – @ushuaia_outstanding

Espero vocês!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *