Crítica CinemaPega Essa DicaPega Essa NovidadeTv Pega Essa

PEGA ESSA CRÍTICA de ELEMENTOS

“Os opostos se atraem”

A PIXAR voltando a ser a PIXAR!

Elementos é um filme de animação que se passa em uma sociedade extraordinária chamada Cidade Elemento, na qual os quatro elementos da natureza – ar, terra, fogo e ar – vivem em completa harmonia. Na história, somos apresentados à Faísca (fogo, dublada por Leah Lewis), uma mulher espirituosa na faixa dos vinte anos, com um grande senso de humor e apaixonada pela família, mas que tem um temperamento um pouco quente; Gota (água, dublado por Mamoudou Athie) é um jovem empático, observador e extrovertido, que não tem medo de demonstrar suas emoções – na verdade, é até um pouco difícil controlá-las; Turrão (terra, dublado por Mason Wertheimer) é um garoto muito inteligente da terra que mora na Vila do Fogo, e está sempre perto de Faísca; e Névoa (ar, dublada por Wendi McLendon-Covey), que tem uma personalidade fofa e rosa, está sempre atenta às tendências da moda e é fã dos Windbreakers, um time de Air Ball.

Elementos

A Química do Amor (mas não é a do Luan Santana)

Quando compra ingresso para um filme da Pixar, você já espera algumas coisas: uma animação visualmente linda e algum grande ensinamento moral que pode te fazer chorar no final da sessão. Mas a recente onda de lançamentos do estúdio surge com o tema da aceitação – e sinceramente, precisamos disso. Luca era sobre um ser aquático com medo dos humanos o rejeitarem pelo o que ele é; Red – Crescer é uma Fera fala sobre trauma geracional; e enfim temos Elementos; uma obra que mistura um pouquinho desses dois, adicionando um elemento (desculpe o trocadilho) especial: romance.Qual é a história de Elementos?Elemental (no original) é ambientada na Cidade Elemento, onde vivem diferentes tipos de seres, formados por água, terra, ar e fogo. Porém, esse último grupo ainda não está totalmente integrado à sociedade local. Nesse contexto, temos Faísca, uma temperamental e inteligente filha de imigrantes

Qual é a história de Elementos?

Elemental (no original) é ambientada na Cidade Elemento, onde vivem diferentes tipos de seres, formados por água, terra, ar e fogo. Porém, esse último grupo ainda não está totalmente integrado à sociedade local. Nesse contexto, temos Faísca, uma temperamental e inteligente filha de imigrantes orgulhosos de sua loja na área frequentada pelos seres de fogo. O pai da jovem sempre sonhou que a protagonista siga com o trabalho da família – que não tenta se aventurar pelo centro da cidade.

Tudo muda quando um acidente coloca Faísca diante de Gota, um ser formado por água, que acaba colocando o futuro da loja de seu pai em perigo. Como ele é um moço cheio de empatia e sentimentos, Gota decide ajudá-la numa missão de salvar esse negócio e, consequentemente, evitar algo que destrua as vidas dos moradores de fogo. A partir daí, surge uma clássica situação onde opostos se atraem e preconceitos devem ser derrubados.

A separação (e união) de fogo, água, terra e ar

A história de Elementos é livremente inspirada na infância do cineasta Peter Sohn, filho de imigrantes coreanos que viveram nos Estados Unidos. Desde os minutos iniciais da animação, já é possível perceber como o longa é uma parábola sobre imigração – e sobre o preconceito que as pessoas sofrem todos os dias por ter uma aparência (ou ser de um lugar) diferente dos outros. Nesse quesito, as metáforas são bem claras e algumas acertam em cheio, apesar de estarem cercadas por diversos trocadilhos para atrair a atenção das crianças. Afinal, animação não é só para os pequenos, mas eles também contam ingresso.

Elementos é uma comédia romântica

Porém, o charme real de Elementos é descobrir que, além de ser um drama animado, é também uma comédia romântica. Que atire a primeira pedra quem nunca curtiu um “enemies to lovers” ou opostos se atraem! Faísca e Gota são literalmente de elementos contrários, mas não conseguem negar a conexão que existe entre eles – por mais que Faísca tente se afastar. Nesse sentido, surge uma outra fórmula apaixonante das comédias românticas: o mocinho bondoso que precisa conquistar a menina cética. Ah, um clássico!

Vale a pena ver Elementos?

Elementos se esforça para ser uma história universal: existem referências a vários tipos de culturas e traz uma realidade difícil sobre aceitação. Também é impossível não se relacionar com a pressão que Faísca sente em ser a filha perfeita, afinal como podemos honrar os sacrifícios daqueles que cuidaram de nós? A resposta que tanto esquecemos é uma só: seguir vivendo. Carregar aqueles que amamos conosco, enquanto também seguimos o nosso próprio caminho.

Ao mesmo tempo, Elementos se trata de uma história bem apaixonante, fazendo referência ao amor interracial, destruindo a ideia de masculinidade tóxica e desmistificando preconceitos entre diferentes comunidades. Talvez o filme dê um passo maior que a perna ao abranger tantas coisas, mas o resultado final é agradável – tanto para ver, como para sentir. E te faz questionar: Quando vou encontrar um Gota na minha vida?

E a duração da animação com 1h42min, passa num piscar de olhos!

da Pixar Animation Studios e Distribuição da Walt Disney Studios. ELEMENTOS. Estreia hoje nos cinemas e depois que sair de cartaz irá para o Disney+.

Como, disse: a senhorinha no filme, ELEMENTOS É 10/10

Em todas as sessões, antes da exibição do filme, será exibido um Curta-Metragem: “O ENCONTRO DE CARL” de mais ou menos uns 10 minutinhos com o CARL e o DUG de UP – ALTAS AVENTURAS, depois dos acontecimentos do 1° filme.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *