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Pega Essa Dica – As linhas da Minha Mão

Cinema experimental normalmente é definido como aquele que ao ser produzido, se diferencia das práticas e do estilo rotineiro, denominado comercial ou industrial.

O documentário nacional “As Linhas da Minha Mão” (2023), produzido pela Katásia Filmes e distribuído pela Embaúba Filmes, foi construído sob o experimental. A questão é: o resultado foi satisfatório? Veremos no decorrer da crítica.

Vamos dar uma conferida na sinopse, ligeiramente modificada, dessa vez não por causa de Spoilers mas sim para ajudar a compreensão de eventuais “marinheiros de primeira viagem”: Dividido em sete atos, o documentário apresenta o fluxo de pensamento da artista Viviane de Cássia Ferreira, que narra suas vivências de quando acometida pelo transtorno bipolar, revelando seu frágil histórico de saúde mental”.

A direção ficou por conta do mineiro, João Dumans, que teve que se virar como pôde com o orçamento de R$ 8.000,00 (oito mil reais) para produção, rodado sem financiamento público. Mesmo assim, o documentário colheu frutos ao sair vitorioso na 26ª edição da Mostra de Cinema de Tiradentes (Mostra Aurora).

 Não há muito o que se falar da trilha sonora, pois foi bem aplicada onde cabível, seja nos momentos de transição dos atos, seja nas performances.

As vivências narradas pela protagonista envolvem episódios nos quais teve crise e a maneira que foi tratada, sua postura diante da arte que vive e respira e, seus encontros amorosos, bem como, enigmáticos episódios que podem ou não ter acontecido.

O documentário tem vários problemas e, francamente, não sei pontuar se isso decorre do fato da experimentalidade utilizada ou da forma crua e desinteressante que foi filmado e editado.

De uma maneira bem simplória, ficamos sentados, assistindo a protagonista, que praticamente em todos os atos fuma (cigarro comum ou de maconha), enquanto conversa com algum interlocutor, atrás da câmera, por quase 80 minutos.

É um equívoco a projeção depositar todas as suas fichas no suposto carisma da protagonista, na esperança de que o espectador se identifique e persista até a duração final. Mas sendo o mais objetivo e abrangente possível, muitos sucumbirão no primeiro terço de duração.

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